Oobj aumenta seu desempenho comercial em 2x com NectarCRM

Conheça a história da Oobj, empresa especializada em tecnologia para gestão fiscal, e sua percepção sobre vendas depois do nosso CRM.

150%

de aumento na taxa de conversão dos SDRs

90%

de crescimento em vendas Inside Sales

45%

de redução no ciclo médio de vendas

“Todas as taxas pela menos dobraram em 1 ano.”

Sobre a Oobj

É uma empresa de tecnologia que tem a missão de levar uma nova experiência de gestão fiscal para as empresas. O maior objetivo da Oobj é levar inovação a partir do documento fiscal para transformar a experiência de gestão fiscal.

Evolução da área comercial:

1. Fundadores de perfil técnico foram os responsáveis pelas primeiras vendas
2. Entendimento das dores e necessidades dos clientes
3. Evolução a partir da experiência comercial do Grupo eSales
4. Necessidade de uma equipe e com bom discurso comercial – venda consultiva
5. Uso de tecnologias para eficiência operacional e gestão a partir de métricas

Desafios com o CRM anterior ❌

Vendedores com dificuldade para usar o CRM

Muitas vezes o vendedor prefereria anotar as coisas no papel ou em uma planilha pessoal do que registrar no CRM.

Faltavam processos internos bem estabelecidos. Além disso, o sistema anterior era difícil de usar, pouco focado no processo comercial e pouco intuitivo para os vendedores.

“Eu vi o quanto o time de vendas estava desalinhado com o nível de crescimento que a empresa buscava” – Felipe Campos

Gestores com dificuldade para usar o CRM

Os gerentes tiveram que aprender a programar para tornar o processo comercial mais ágil, pois o sistema anterior não dava o suporte necessário para mudanças estratégicas almejadas pela gestão.

Como o sistema não era capaz de se adaptar aos processos internos, o processo comercial teve de ser simplificado.

Isto é, o processo era limitado pela ferramenta.

Tudo isso foi muito trabalhoso, principalmente na codificação e configuração do CRM, para atingir um nível sustentável de operação e gestão.

Falta de métricas para gestão

Para Felipe, “o principal desafio na época era ter uma estrutura comercial que realmente me entregasse algum tipo de inteligência”.

Metas não eram estabelecidas, não havia uma boa geração de demanda e não havia indicadores claros para gestão comercial.

“Esse era o desafio: implementar uma tecnologia e um processo que dissessem o que estava acontecendo – onde eu estava errando, onde eu estava acertando – para definir um planejamento melhor”.

Falta de alinhamento entre equipe e processos

“Eu precisava que minha equipe conseguisse entender o nível de importância que tinha um processo e seu uso no dia a dia”.

“Eu precisava sentar com todo mundo, dar treinamento, entender as dificuldades deles e conseguir fazer com que eles tenham o mesmo nível de habilidade comercial e habilidade processual”.

Mudanças com o novo CRM ⚡

Melhor usabilidade para o vendedor

O gestor comercial, com a mudança para o NectarCRM, teve muita facilidade em fazer com que os vendedores entendessem a ferramenta e usassem no seu dia a dia.

“O Nectar ajudou muito a encantar o vendedor e não só o gestor comercial”. “Avaliamos uns 3 a 4 CRMs e o Nectar ficou entre os primeiros em termos de UX (User Experience)”.

“É uma ótima solução para quem nunca teve um CRM ou para quem tem um CRM que está abaixo do esperado. Porque é fácil do vendedor começar a usar com o mínimo de treinamento”.“Se tiver o mínimo para orientar o vendedor, ele vai ter muita facilidade em aprender a trabalhar com o CRM”

“Essa questão do Nectar ter evoluído para visão do vendedor, eu acho um ponto muito importante. Pois, se o vendedor não comprar a ideia de usar a ferramenta, não adianta ter um CRM”

“O primeiro motivo para eu indicar o Nectar é porque o vendedor vai gostar de usar o CRM”

Relatórios completos

Além disso, os relatórios do Nectar também foram um forte fator de decisão:

“Com os relatórios do Nectar eu tenho muitas variáveis de forma automatizada que me ajudam muito a tomar decisões”.

“Poder ter isso como gestor sem que eu precise estruturar um relatório ou trabalhar o dado, foi um dos pontos que chamaram a atenção”. “Eu já usei uns 20 CRMs diferentes nas empresas que eu passei e o nível de relatório que o NectarCRM me entrega sem que precise customizar é muito bom”.

“Tudo que eu preciso para iniciar uma operação comercial e levar essa operação para um nível de escala eu tenho ali. Já vem tudo pronto para mim: é só clicar e selecionar o que eu preciso”

Do ponto de vista do CEO, os relatórios e dashboards do NectarCRM trazem uma visão geral da operação, indo além da operação comercial. “Uma coisa que o Nectar está nos ajudando bastante é no processo de implantação da nossa solução.

“O Nectar nos ajudou com métricas entre áreas, e não somente na área comercial”

Implantação e Suporte

Outro fator decisivo para escolher o Nectar como CRM foi o relacionamento próximo:

“A gente tinha mais facilidade de contato com o time da Nectar. A mesma prontidão que eu tive do comercial em querer resolver meus problemas, eu tinha na implantação. Esse nível de cuidado em realmente entregar o que foi prometido na venda, foi uma das coisas que me entregaram uma boa experiência na implantação”.

Em termos de suporte técnico: “Muito raro acionarmos. Suporte entre em ação bugs, mas é muito raro de acontecer”

Acompanhamento do CS (Customer Success)

“A principal coisa que eu valorizo no CS da Nectar é a questão da prontidão na resposta. Quando chamamos nosso CS, dá menos de 5 minutos o Gleydson já responde e a gente já consegue ter um horizonte para resolver o problema”.

“Uma das piores coisas que eu sofria no CRM anterior era questão de chamar o CS ou o suporte e não saber se aquilo seria resolvido ou não”.

“Com o Gleydson, nosso CS na Nectar, ele entra para desenhar um plano de ação. Ele já entra muito alinhado com o passo a passo de como resolver aquele problema”. “Eu tenho certeza que o time da Nectar está junto comigo para resolver qualquer situação.

“Esse nível de confiança no time que está do outro lado é muito importante na hora escolher um CRM.”

Evolução do produto

“O Nectar vem evoluindo ao longo do tempo com um produto cada vez mais aderente às necessidades”.

“Nosso objetivo é crescer de forma previsível e escalável. Então, eu tenho que ter uma ferramenta que me ajude a identificar os gargalos e onde eu preciso melhorar e avance comigo nas necessidades do dia a dia”

+ de 100k vendedores felizes!

Empresas que crescem mais rápido e que confiam no Nectar