Por que uma empresa de tecnologia precisa de um CRM?
Com um CRM, você prevê resultados e organiza melhor os processos, mantendo todos os colaboradores na mesma página.
Os relatórios gerados são ferramentas seguras para tomar decisões importantes e alavancar o crescimento.
Com métricas confiáveis, o CRM se torna a base para o sucesso, construindo uma fundação sólida para o contínuo desenvolvimento da sua empresa.
Quais as dores mais comuns que empresas de tecnologia enfrentam?
Em operações de empresas de tecnologia, é bastante comum encontrarmos as seguintes dores:
Processo mais complexo
No mundo dinâmico da tecnologia, as empresas frequentemente se deparam com um desafio peculiar: a dificuldade em vender devido à complexidade inerente de seus produtos ou serviços. Enquanto a tecnologia pode ser revolucionária, sua natureza intricada e suas aplicações específicas podem dificultar o processo de venda.
Alinhamento
entre equipes
A comunicação entre equipes de marketing, vendas e atendimento muitas vezes não é otimizada, resultando em lacunas de informações e abordagens incoerentes que acabam refletindo no cliente.
Gestão complexa
de relacionamentos
O acompanhamento de leads ao longo de ciclos de vendas prolongados pode ser complexo, resultando em perda de informações valiosas e oportunidades.
Contratação
de vendedores
À medida que a tecnologia evolui rapidamente e se torna mais complexa, encontrar vendedores talentosos e capacitá-los para comunicar eficazmente os diferenciais técnicos das soluções é uma tarefa complexa.
Veja como empresas reais de tecnologia atingiram a alta performance com o NectarCRM.
Gerencie e visualize melhor o seu ciclo de vendas
É bastante desafiador para uma empresa de Tecnologia terem um ciclo de vendas reduzido.Pensando nisso, o NectarCRM proporciona agilidade a esse processo ao priorizar seus leads e ao possibilitar, também, uma abordagem personalizada e automatizar suas tarefas manuais. E qual é o resultado? Ciclos encurtados e vendas aceleradas.
Equipes alinhadas ao processo comercial
O NectarCRM é uma ferramenta essencial para empresas de tecnologia que enfrentam desafios na contratação e treinamento de vendedores. Sua metodologia estruturada, workflow organizado e recursos de gestão de relacionamento com o cliente permitem que os vendedores enfrentem a complexidade das soluções tecnológicas.
A automação de tarefas e o acesso a dados e insights também capacitam os vendedores a otimizar suas estratégias e oferecer um serviço mais eficaz e personalizado, resultando em um processo de venda com melhor performance.
Comunicação entre equipes
Uma das principais pedras angulares do sucesso em vendas consultivas é a colaboração entre equipes.
O NectarCRM oferece recursos de comunicação integrados que permitem a troca de insights e informações entre marketing, vendas e atendimento. Isso resulta em abordagens mais alinhadas e experiências consistentes para os clientes.
Resumindo, é essencial que a comunicação entre essas duas equipes aconteça no mesmo lugar, para garantir que não percam nenhuma informação relevante.
Integração de software e implementação da sua ferramenta ou serviço
Sabe aquele processo complicado de integração e implementação da ferramenta?
Com o NectarCRM, você tem um controle maior ao poder gerenciar tarefas, lembretes e notificações para a equipe envolvida em cada etapa. Isso assegura que nenhum passo seja esquecido e que seus clientes desfrutem de uma experiência mais ágil e fluida desde o início.
Jornada completa
Com o NectarCRM, você proporcionará uma experiência excepcional desde o primeiro momento em que seu contato entrar no CRM!
Começando pela fase de pré-vendas, será possível qualificar todos os leads gerados por seus canais, direcionando aqueles com real intenção de compra para seus vendedores com todas as informações necessárias. Essa passagem de bastão fluida permite que eles entreguem a melhor experiência possível.
Já na etapa de pós-venda, você estabelecerá um acompanhamento singular, com potencial para gerar mais receita e proporcionar assistência adequada sempre que necessário, fortalecendo o relacionamento de valor com seu cliente.
Experiência personalizada
Sabe aquelas informações que o cliente menciona durante uma reunião ou até mesmo em outros canais (como e-mail ou WhatsApp)?
No NectarCRM você tem a opção de registrar todas essas informações importantes para te auxiliar a criar estratégias de acompanhamento.
Por exemplo, se o seu cliente demonstra uma certa frequência na compra de um produto ou serviço, você pode antecipar essa necessidade ou oferecer produtos complementares, tornando a experiência muito mais personalizada e estabelecendo um relacionamento fluído e de alto valor com o seu cliente.
Gestão de leads e oportunidades
O NectarCRM classifica os leads com critérios específicos, avaliando sua qualidade automaticamente e direcionando-os para a equipe de vendas mais adequada. Essa gestão otimizada de oportunidades aumenta a conversão, ticket médio e reduz o ciclo de vendas.
Essa abordagem simplifica o trabalho do vendedor, permitindo que ele se concentre nas partes mais desafiadoras, como resolver objeções, negociações e soluções complexas. Não será mais necessário lembrar conversas anteriores ou decidir quem contatar primeiro, ou quem tem maior potencial.
Além disso, o gestor ganha visibilidade para identificar rapidamente onde o vendedor pode precisar de apoio ou quais oportunidades estão travadas. Isso assegura que os leads sejam aproveitados ao máximo.
Como o NectarCRM vai ajudar sua empresa a converter mais leads em oportunidades ganhas (clientes)?
Relatórios totalmente personalizados
Imagine ter um entendimento claro de qual produto gerou mais receita no mês, identificar a campanha de marketing com melhor desempenho e até quantificar as oportunidades perdidas em uma etapa específica do seu funil…
Mas calma, isso não é tudo! Você também pode acompanhar suas métricas principais, como CAC, LTV, ticket médio, motivos de ganhos e perdas…
Imagina só começar um mês com a capacidade de traçar um planejamento preciso para a meta de cada vendedor. Você visualiza o quanto já existe de demanda no funil e quanto ainda é necessário para alcançar a meta. Tudo isso baseado no histórico de ticket e conversão. E não apenas isso, você sabe até que dia ele precisa receber, considerando o histórico de ciclo…
Além disso, a possibilidade de integração com ferramentas avançadas, como o Power BI, permite transformar insights complexos em visualizações simples e de fácil compreensão para você ter resultados assertivos sempre em mãos.
Automações
Com as Automações, você economiza tempo e dinheiro de forma significativa!
Imagine que você possui uma oportunidade que ficou sem interação por algum tempo e precisa tomar providências. Com esse recurso, você pode atribuir a mudança de responsável e permitir que outro vendedor trabalhe esse lead, aumentando as chances de fechamento e convertendo uma demanda que havia sido esquecida.
Agora, considere o benefício para os gestores: eles não precisam mais filtrar manualmente para encontrar oportunidades de vendas sem interação. O sistema pode alertá-los AUTOMATICAMENTE quando algo assim ocorrer, inclusive tomando a providência, como mencionado, de trocar o responsável. Isso otimiza o processo, garantindo que nenhuma oportunidade seja negligenciada.
Essa abordagem não apenas reativa conversas com clientes em potencial, mas também aumenta consideravelmente as chances da sua equipe vender mais. Com as Automações, todos ganham – desde os vendedores até os gestores – garantindo um processo mais eficiente e resultados superiores.
Propostas personalizadas
Chega de propostas manuais! Com o NectarCRM, você cria e envia suas propostas personalizadas diretamente do CRM em poucos cliques.
Crie templates e ofertas sob medida, incluindo a criação de tabelas de propostas para empresas que vendem produtos separados. Essa abordagem não só economiza tempo, mas também permite que você se concentre no que realmente importa: a satisfação do seu cliente.